5 hábitos sustentáveis para ter em casa

Mesmo estando dentro de casa, há muitas coisas que podemos fazer para ajudar o meio ambiente. É possível fazer grandes mudanças na natureza com pequenas atitudes,   por isso, trouxemos 5 hábitos para você que tem essa vontade de fazer a diferença mas não sabe como. 

1 – Banho

Você é daqueles que gosta de depois de um dia longo, ligar a ducha bem quentinha e ficar pensando na vida no banho? Pois, apesar de ser muito satisfatório, esse costume traz prejuízos significativos para o meio ambiente e para a sua pele. Ficar muito tempo no banho, principalmente com o chuveiro quente, resseca a pele e danifica o couro cabeludo, além de gastar água prejudicando a natureza, e abrindo portas para consequências futuras, como falta de água . O ideal é tomar um banho de no máximo 5 a 6 minutos, sendo possível realizar uma higiene de qualidade e gastar apenas 45L de água. 

2 – Escovar os dentes

É comum molhar  a escova de dente e deixar a torneira aberta enquanto realiza a higienização. Porém, esse costume gasta grande quantidade de água desnecessária, chegando a perder até 12L de água em casa e 80L em apartamento. Há duas maneiras fáceis de evitar esse desperdício, a primeira é fechar a torneira depois de molhar a escova de dente e só abrir para enxaguar, e a segunda é encher um copinho de água e deixar do lado para ir enxaguando durante a escovação. Realizando esse processo, pode chegar a economizar até 11,5L de água em casa e 79L em apartamento. 

3 – Lavar Louça

As vezes nem percebemos e deixamos a torneira aberta durante todo o momento em que estamos lavando a louça, mas é importante saber que não é necessário utilizar toda essa quantidade de água, pois lavando em 15 minutos desta forma, é desperdiçado até 117L de água em casa e 243L em apartamento. O ideal é desligar a torneira quando for ensaboar os objetos e apenas ligar para limpá-los. 

4 – Eletrônicos

Diferente do que muitos imaginam, se os eletrônicos estão conectados na tomada mesmo sem serem usados, eles continuam consumindo energia. Para evitar gastos que não serão aproveitados e economizar o seu bolso, é recomendado retirar os objetos das tomadas para não consumir mais do que o necessário. 

5 – Resíduos

Todos os dias produzimos quantidades de lixos que se não tiverem o destino correto, podem prejudicar a natureza e consequentemente a nós também. Para diminuir esses impactos, dentro de casa, você pode dividir o descarte dos seus resíduos em pelo menos “Reciclável” e “Orgânico”. Atitudes assim, já são uma grande ajuda para o nosso planeta.

Vivemos usufruindo dos recursos da natureza, e principalmente, causando diversos danos a ela, logo, se torna nossa responsabilidade fazer o mínimo para retribuir tudo o que ela tem feito por nós. Mudar um hábito ou outro é essencial para a saúde do meio ambiente, mas também para a nossa. Com certeza, com pequenas atitudes, terá grandes transformações e a natureza irá agradecer.  

Caso tenha interesse em assistir nosso vídeo do programa “Sustentabilidade em Dobro” com João Vicente, acesse nosso Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s