Como montar uma composteira?

Você sabia que mais da metade dos resíduos que geramos em casa são passivos de serem compostados? Ou seja, é um dos processos em que eles voltam a ser adubo novamente, sendo reaproveitados pela própria natureza. Imagina você poder ajudar o meio ambiente e compensar boa parte desse lixo produzido dentro de casa? Pois hoje, juntos com nosso parceiro João Vicente, nós vamos ensinar como montar a sua composteira caseira. 

COMO MONTAR:

1- Você precisará de três caixas idênticas e uma tampa, para que consiga encaixá-las corretamente uma em cima da outra.

2- Fure o fundo da caixa que ficará no meio da pilha com vários furinhos de até 6mm, e repita o mesmo processo para a terceira caixa que será posicionada em cima e para a tampa.

3- A terceira caixa será onde você irá colocar as minhocas, que irão atravessando os furos ao longo do tempo. 

4- A tampa será a última a ser colocada na composteira, tampando a terceira caixa da pilha. Para evitar que moscas entrem e prejudiquem o processo, é recomendado colocar uma tela na parte de dentro da tampa. 

COMO FUNCIONA:

1- A última caixa, presente no final da pilha, será o local que você irá jogar seus resíduos orgânicos. Para realizar o descarte correto, jogue-os juntos com alguma matéria seca, como folhas secas cortadas ou serragem.

2- No momento de fazer o descarte na composteira, vá alternando a ordem entre os resíduos e a matéria seca, e assim, vá fazendo o processo na terceira caixa até ela ficar cheia. 

3- Feito isso, pegue a caixa cheia e troque-a de lugar com a segunda caixa, que se encontra no meio da pilha. 

4- Continue o processo feito no item 2, mas na caixa vazia que foi realocada em cima. Com os resíduos secos na última caixa, as minhocas irão começar a subir para comer, passando pelos buracos criados no início da montagem, realizando o processo em outro local também.

5- Com ambas as caixas cheias, a segunda da pilha já estará pronta para ser colocada em vasos ou jardins. E em seguida, é possível pegar a caixa vazia novamente e posicioná-la em cima da outra que se encontrava no final da pilha, iniciando todo o processo de novo.

6- Após concluir alguns processos, ao longo do tempo, a caixa base com certeza terá alguns chorumes e restos de fertilizantes que podem ser diluídos de 1 para 10, e depois ser jogado no pé das plantas.

O QUE COLOCAR:

Deve-se ter em mente que nem tudo pode ser colocado na composteira, então tenha maior atenção para não jogar: laticínios, qualquer tipo de carne, alimentos com açúcar/sal, óleo, gordura e alimentos cítrico… E procure focar em alimentos como: frutas, verduras, legumes e principalmente café. 

Essa é apenas uma forma de garantir que o ciclo do alimento será realizado de maneira correta, evitando o contágio de outros resíduos e assegurando que volte para a terra. Caso tenha interesse em assistir o vídeo, é só clicar no link abaixo, ou acessar nosso Instagram e acompanhar nosso canal do Youtube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s