Você sabe o que é o dia da sobrecarga da Terra e como ele nos afeta?

No dia 22 de agosto deste ano, nós atingimos a Sobrecarga da Terra de 2020. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que exploramos e gastamos mais os recursos naturais que a terra produz do que ela consegue renovar durante um ano. E o Overshoot Day (Dia da Sobrecarga da Terra) é o índice responsável por medir o tempo que levamos para atingirmos esse limite do planeta. 

A cada ano que passa, o registro da sobrecarga que é monitorado desde 1987, mostra que estamos atingindo o limite antes do esperado, o que significa, que a capacidade da Terra de recuperar esses recursos naturais estão diminuindo rapidamente, isso porque, a demanda da população por recursos naturais vem crescendo de forma que a biocapacidade do planeta não tem conseguido suportar. 

O que faz chegarmos a essa situação é a excessiva emissão de dióxido de carbono na atmosfera, que é liberado em quantidades superiores a que a natureza consegue absorver, trazendo consequências drásticas para o meio ambiente e para nós. Ela é responsável por causar o aquecimento global e consequentemente queimadas, desmatamentos, escassez de água, erosão do solo, entre muitos outros problemas.   

A dúvida que fica é: qQuando atingimos esse limite, o que acontece? Na verdade, entramos no déficit de recursos naturais a muito tempo, porém, todos os anos esse déficit fica cada vez mais grave, pois a partir do momento que atingimos essa sobrecarga, isso faz com que todos os recursos da natureza que utilizemos funcionem como um “crédito negativo” da humanidade, pois já não é possível renová-los mais. 

Muitas pessoas pensam que quando se trata de problemas do meio ambiente, nós não sofreremos consequências, porém é totalmente ao contrário. A probabilidade de termos escassez de água, energia, ou de qualquer outro recurso natural que são essenciais para mantermos a vida que criamos no dia a dia, faz com que sejamos forçados a utilizar esses recursos de maneira muito mais restritiva.

 Além disso, muitas pessoas que vivem em situações precárias no país por conta da desigualdade social, já sofrem com a falta de saneamento básico da população – que é considerado obrigatório para todo mundo – e acabam sentindo mais ainda com os resultados que a falta de cuidados com o meio ambiente causa. Não apenas escassez dos recursos, mas a poluição em excesso também pode prejudicar diretamente nossa saúde, pois os poluentes causam a contaminação do ar que respiramos, dos oceanos, solo, plantações e entre muitos outros, que acabam entrando em contato com o nosso corpo. 

Apesar de parecer algo que a gente não pode ajudar, esse pensamento está completamente incorreto. Há diversas hábitos e maneiras que é possível incrementar no nosso dia a dia que irá trazer grandes mudanças para o meio ambientes, como: 

  • utilizar menos transportes individuais, pois eles emitem quantidades altas de gás carbônico, e investir em transportes públicos ou melhor ainda, se possível, andar a pé ou se locomover de bicicleta. 
  • Outra forma é diminuir o consumo de carne vermelha durante a semana, pois para que ela chegue até o seu prato, ocorre o desmatamento de uma grande área destinada para o pastoreio. Além disso, o processo causa muito gasto de água e energia. 
  • Também é recomendado que evite o desperdício de alimentos, já que nesse caso, também envolve a utilização de uma grande área desmatada para atividades agrícolas, gastos de água e energia como o pastoreio, e principalmente, o desperdício desses recursos que podem fazer parte da sobrecarga do ano.  

Todos os anos é medido o índice de Sobrecarga da Terra, e por conta do COVID-19, em 2020 foi notado uma maior demanda do que o normal de recursos naturais pela população. Mesmo assim, é importante estar ciente que a natureza está cheia de riquezas e benefícios para oferecer, mas se a gente não cuidar da nossa própria casa, ela não durará muito mais. Já é possível perceber sinais dos problemas que a falta de cuidado com ela tem causado, e se continuarmos dessa forma, no futuro as consequências apenas tendem a piorar. Então, faça a sua parte, incentive as pessoas ao seu redor e vamos juntos procurar sempre evoluir, pois quando o nosso planeta está saudável, a gente também está.

Caso tenha interesse em assistir o vídeo, é só acessar nosso Instagram, ou nosso canal do youtube:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s