Queimadas no Pantanal e seu poder de destruição

A ocorrência de queimadas é um fenômeno normal e frequente que costuma ocorrer nos biomas brasileiros, ocasionados principalmente pelas secas. Porém, neste ano de 2020, a recorrência desses incêndios tem aumentando em níveis altíssimos, e por fatores muito piores do que apenas desastres naturais, mas pelo descuido das pessoas com a natureza do próprio país. As consequências dessas destruições prejudicam não apenas os animais, como também a nós, e já estamos sentindo alguns resultados e reflexos da situação atual.

Até o mês de agosto, já haviam virado cinzas, 12% do território pantaneiro, que equivale a 12 cidades de São Paulo. Apesar de haver áreas destinadas a queimadas para a realização de atividades agropecuárias, a maioria dessas queimadas são ilegais, que ocorrem pelo fato do país não exercer uma fiscalização rígida. O desmatamento e os incêndios sem autorização, não são algo novo no país, pois há muito tempo essas ações são praticadas de forma ilegal no Brasil. Porém, em 2020, estamos vivenciando um período de uma das piores secas em 47 anos, sem previsões de chuva nos próximos 10 dias, e é a junção das duas situações, que tem ocasionado o surgimento de queimadas rigorosas, fazendo com que o Pantanal não suporte tanta destruição. 

O Pantanal abriga mais de 2.000 espécies de animais e plantas, e é um dos maiores reservatórios de água doce do continente, mas com frequentes incêndios, essa biodiversidade está sendo prejudicada e destruída aos poucos. Diversas comunidades que moram pelas áreas do bioma foram obrigadas a se mudarem e muitas pessoas desenvolveram problemas pulmonares que surgiram da inalação da fumaça recorrente dos incêndios. Além disso, diante do contexto atual, diversos moradores foram prejudicados seriamente com a situação agravada pelo coronavírus. 

Neste ano de 2020, foram registradas mais de 50% de chuvas a menos em comparação ao ano passado, causadas pelas mudanças climáticas analisadas em 2020. A questão é que esse fenômeno surge por consequências da falta de cuidado e respeito com o meio ambiente, através de desmatamentos realizados por todo o país, que são responsáveis pela importante formação dos rios aéreos, que nada mais é, que correntes de umidade que carregam a chuva para diversos territórios do planeta, sendo um deles, principalmente, o pantanal. Ou seja, podemos perceber que tudo está interligado, e todas as ações realizadas na natureza, terão consequências, podendo ser boas ou ruins.

Vivemos em um país conhecido mundialmente pela beleza de sua natureza e pela sua imensa biodiversidade. Os privilégios de poder aproveitar e admirar cada detalhe e benefício que ela tem para oferecer, são únicos! Porém, se não tomarmos os devidos cuidados e assumirmos a responsabilidade com o meio ambiente, vamos perdê-los, e quando isso acontecer, não terá mais volta. Com essa situação ocorrendo, há diversas grupos e ONG’s atuando na linha de frente que precisam de muita ajuda e colaboração, por isso, deixaremos alguns perfis do Instagram, para caso você queira ajudar no combate às queimadas da natureza do nosso país:

@brigada_altopantanal
@sospantanal
@ecotropica
@pantanal_relief_fund
@institutoararaazuloficial
@ecologiaeacao
@comitiva.esperanca
@wcsbrasil
@wwfbrasil
@oncafari
@amparanimal
@amparasilvestre

Quer saber mais? Você também pode assistir ao vídeo do Canal Dobro, “Biólogo Me Conta!”, com o Hey Biólogo, para entender melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s