Os carboidratos não são seus inimigos!

A má fama do carboidrato vem de longa data e faz com que as pessoas acreditem que seu único objetivo é fazer as pessoas engordarem.Porém, informações que mostram o grande lado saudável desses alimentos não são tão comentadas quanto os diversos mitos e difamações sobre ele. A verdade é que nosso corpo exige o consumo de carboidratos para manter nossa saúde equilibrada, e por isso, é preciso estar consciente da importância desses alimentos para compreender melhor o porquê não devemos cortá-los do nosso dia a dia.

Nosso organismo está gastando energia constantemente até quando estamos parados, apenas respirando, e nosso corpo precisa de energia para realizar o processo. O grande responsável pela produção dessa energia é o tão “malvado” carboidrato, pois é ele que irá ser a fonte essencial para que as células e músculos consigam o combustível necessário para estarem funcionando diariamente.  

No momento em que o carboidrato entra em nosso corpo, ele é transformado em glicose, que diferente do que muitas pessoas imaginam, é uma substância muito importante para o funcionamento de diversas partes do corpo, como músculos, células e também, o sistema nervoso. Para que possamos manter a disposição em uma rotina corrida, o nosso corpo retira energia dos carboidratos e gorduras presentes no organismo, mantendo nosso cérebro ativo. Além disso, a glicose tem grande influência na produção da serotonina – substância responsável pela sensação de bem estar e tranquilidade – diminuindo a ansiedade e stress. 

Quando falamos de carboidratos, muitas pessoas o associam a comidas como pães, massas e doces no geral, e é nesta forma de pensar, que encontramos o grande erro. Alimentos como esses são vistos como puro açúcar, que causam o aumento de peso que tanto a sociedade teme, porém, o carboidrato não está presente apenas neles, há diversas comidas saudáveis como: feijão, maçã, amêndoas, grão de bico, banana, tapioca, entre outros, que levam em sua composição uma significativa quantidade de carboidratos. 

Não podemos também deduzir que pelo fato dos carboidratos serem essenciais para o nosso organismo, quer dizer que devemos consumi-los sem limitações. Nenhum carboidrato é um verdadeiro vilão, mas em excesso, eles podem ser mais ou menos prejudiciais e trazerem consequências indesejadas para o nosso corpo do que outros. Açúcares refinados, encontrados em doces, são um exemplo de carboidrato que com certeza deve ser consumido com moderação, pois em grandes quantidades, não apenas causam o aumento de peso, como podem trazer problemas para a nossa saúde, como por exemplo, começar a resistir à insulina, causando diabetes.  

O segredo é não consumir nenhum alimento em excesso e sempre manter o equilíbrio. Você não precisa sofrer por comer uma sobremesa depois da refeição, pois não será ela que vai te engordar ou prejudicar a sua saúde, e sim a quantidade diária que você a consome. Tudo na vida é uma questão de equilíbrio, e quando nos limitamos ou colocamos na cabeça que não podemos comer certo alimento, nosso corpo e nossa saúde mental podem ser abaladas, ajudando a desenvolver diversos problemas no futuro. Por isso, procure cuidar de si, pesquise mais sobre nutrição, reeduque seus hábitos alimentares, saboreie suas comidas preferidas e seja feliz sem culpa, afinal, não tem como sermos felizes sem aquele docinho que tanto amamos, não é mesmo? 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s