Carboidratos e Esportes Aeróbicos!

Carboidratos, apesar de serem cada vez mais questionados, continuam sendo o macronutriente mais utilizado para esportes aeróbicos. Sendo facilmente metabolizado no nosso corpo, cada grama dele oferece 4 kcal, e se tornou o queridinho dos atletas de alto rendimento. Além disso, o carboidrato é muito eficiente para recuperação da energia dos nossos músculos, o glicogênio muscular, sendo inclusive muito recomendado para treinos longos e especialmente no pós treino para recuperação muscular.

Mas será que a demanda de carboidratos em todo exercício é igual? Certamente não. Cada estímulo tem sua necessidade, além disso, refeições pré treino, e especificidades de cada atleta afetam muito o cálculo. Entretanto, nutricionistas já chegaram em alguns números base que servem para parâmetro.

Existem diversas formas de calcular a ingestão de carboidratos, e aqui no blog já tratamos de algumas. Hoje, falaremos da relação de carboidratos de acordo com a intensidade da atividade e tempo de exercício por dia. No quadro abaixo, todos os valores estão em gramas de carboidrato, por quilograma corporal, por dia.

IntensidadeTempoQuantidade
Leve<1 hora/dia3-5g/kg dia
Moderada>1 hora/dia5-7g/kg dia 
Elevada1-3 horas/dia7-10g/kg dia
Muito elevadaacima de 4 horas dia10-12g/kg dia

Além de quantidade, devemos lembrar sempre da qualidade e variedade: frutas, cereais, farinhas, grãos e tantos outros, nos oferecem muito mais do que macronutrientes, também oferecem micronutrientes como vitaminas e minerais que são primordiais para uma vida equilibrada. Por fim, a disposição da oferta desses nutrientes, principalmente em alta performance, precisa ser pensada, não só considerando a adequação aos horários e conforto do atleta, mas levando em consideração a sinalização que esse nutriente dá ao nosso corpo, sendo importante ter a opção de algumas refeições de rápida absorção para um pós treino por exemplo.

Nesse sentido, nutricionistas falam muito sobre a janela de oportunidade que se abre após um treino. Ainda se discute sobre o tempo que essa janela dura, mas de forma geral, vamos considerar que até meia hora após o término do treino é interessante consumir de 0,5g a 1,5g de carboidrato por kg corporal, aliado com 10g a 20g de proteína. Dessa forma, seu corpo entende que está na hora de se recuperar do esforço feito, e inicia a fase de construção muscular. 

Pensando nisso a Dobro desenvolve produtos que se encaixam perfeitamente ao seu pós-treino. As Barras Proteicas, por exemplo, possuem em média 20 gramas de carboidrato e 15 de proteína, e estão disponíveis tanto nos sabores doces quanto salgados, sendo uma forma saborosa e natural de se recuperar depois de um bom treino.

As ideias e sugestões acima são fornecidas apenas para fins educacionais gerais e não devem ser interpretadas como conselhos ou cuidados médicos. Procure sempre o conselho de um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer atividade física relacionada à saúde ou nutrição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s