Como o Nitrato pode ser importante para os treinos?

Para os químicos, nitratos são sais formados pela ligação de metais com NO3. Para atletas, uma forma de aumentar a performance em seus treinos. O composto que era considerado como entendido voltou a ser estudado recentemente para um uso mais específico: aumentar os níveis de óxido nítrico (NO) no sangue dos atletas buscando vasodilatação, que leva a um aumento de transporte de nutrientes. Agora que sabemos o que é, vamos entender melhor como, onde, quando e porque usar esse composto?

Vias de produção de óxido nítrico. Fonte: tradução JONES.
  • Comprova-se que o óxido nítrico desempenha um papel significativo no sistema cardiovascular, agindo como um vasodilatador que ajuda a reduzir a pressão arterial e aumentar o oxigênio no sangue.
  • O óxido nítrico atua como uma molécula “mensageira” que informa os vasos sanguíneos a expandirem ou dilatarem, permitindo uma maior fluidez ao coração.
  • Após o consumo de alimentos ricos em nitrato (NO3), as bactérias orais presentes na boca, convertem o nitrato em nitrito (NO2) e posteriormente em óxido nítrico (NO), que desempenha um papel vasodilatador no sistema cardiovascular.
  • As principais ações, junto com a melhora na performance, ocorrem pelo aumento da vasodilatação; formação de novos vasos sanguíneos favorecendo a entrega de nutrientes pela célula, além de otimizar a respiração e biogênese mitocondrial; captação de glicose e manipulação do cálcio no retículo sarcoplasmático.

O nitrato é um recurso ergogênico com evidências que aumenta a resistência à fadiga, melhora a eficiência energética e consequente desempenho esportivo.

Onde: o nitrato pode ser obtido de forma natural ou em suplementação. Alguns alimentos possuem ele de forma natural, entre eles: aipo, agrião, alface, o mais conhecido entretanto é a beterraba, que além do nitrato, fornece muitos outros nutrientes como magnésio, potássio, ácido fólico, ferro, zinco, cálcio, fósforo, B6, fibra solúvel entre tantos outros. É necessário consumir uma grande quantidade, cerca de 250 gramas, de beterraba para obter uma quantidade significativa desse nutriente. Se preferir, receitas de suco de beterraba se popularizaram muito, e cerca de 500ml destes é o bastante.

Quando: sempre. Por meio de estudos, fica claro que picos dessa substância possuem pouca eficácia, por isso é interessante que a ingestão seja constante, para sempre manter o nível de nitritos alto.

Porquê: o efeito primário é a vasodilatação, mas este leva a diversos efeitos no corpo, que podem ser aproveitados tanto por atletas como por não praticantes de atividades físicas. Entre os efeitos correlacionados estão: diminuição da pressão sanguínea e o aumento do transporte de glicose e micronutrientes. Todos esses efeitos somados fornecem um espaço mais eficiente para recuperação muscular e para momentos de pico de performance, como sprints ou hiit.

Por fim, o nitrato faz parte de um espectro maior da alimentação saudável, mas ter o conhecimento mais específico sobre ele permite que possamos balancear as quantidades de certos alimentos, buscando obter ainda mais rendimento. É preciso lembrar que o mais importante é manter uma alimentação equilibrada e saudável, pois essa fornecerá, de forma natural, diversos nutrientes que nos ajudam a alcançar nossos objetivos. 

Vamos nutrir nossos relacionamentos buscando melhorias pessoais, sociais e ambientais, incentivando a nossa melhor versão?

Conheça o BT NITRATO:

Você está preparado para levar os seus treinos à outro rumo? Então chegou a hora de dar o próximo passo!

Com o novo BT Nitrato, você melhora a sua performance, tem maior eficiência energética e evita a fadiga durante os exercícios. Quer saber mais? É só clicar no link abaixo ou acessar o nosso site: https://soudobro.com.br/produto/bt-nitrato-sabor-laranja-com-morango-450g

JONES, A.M. Dietary Nitrate Supplementation and Exercise Performance. Sports Med; 44 (Suppl 1): S35-45, 2014.

LARSEN, FJ.; SCHIFFER, TA.; BORNIQUEL, S. et al. Dietary inorganic nitrate improves mitochondrial efficiency in humans. Cell Metab; 13: 149-59, 2011.

BAILEY, S.J.; FULFORD, J.; VANHATALO, A. et al. Dietary nitrate supplementation enhances muscle contractile efficiency during knee- extensor exercise in humans. J Appl Physiol; 109: 135-48, 2010.

CLOSE, G.L.; HAMILTON, D.L.; PHILP, A. et al. New strategies in sport nutrition to increase exercise performance. Free Radic Biol Med; 98: 144-58, 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s