Como viajar de forma sustentável?

Verão, calor, praia e muita viagem, essa é a definição do mês de janeiro para muitos. E por mais que as férias estejam no final, nunca é tarde para lembrarmos que devemos sempre aproveitar nosso momento de lazer com responsabilidade, consciência e respeitando o ambiente ao nosso redor. Então, para curtirmos as férias sem prejudicar o nosso planeta, separamos algumas dicas simples para você não deixar de lado durante a viagem.

  1. Guarde o lixo com você

Durante a viagem é comum produzirmos lixo com embalagens de algo que comemos, panfletos, sacolas de compras…e por mais que a gente não goste de ficar carregando peso à toa, é importante que não joguemos o lixo em qualquer lugar. Por isso, caso não tenha nada próximo de você para descarte, guarde na mochila ou no bolso e tenha paciência em esperar até encontrar uma lixeira. Uma opção é separar um espaço da sua mochila para os materiais produzidos durante o dia, principalmente em viagens para praias e trilhas. 

  1. Leve garrafa de água

Essa dica é essencial para quem sabe que irá fazer longas caminhadas. Levar a sua própria garrafinha ou comprar uma sem realizar o descarte de primeira, além de te ajudar a economizar nos custos, evita o desperdício de materiais desnecessários. Na maioria das vezes, os locais contém bebedouros e pias em que a água é potável, permitindo que você possa encher a garrafa de água quantas vezes quiser. Recomendamos optar por garrafas térmicas, que além de serem de maior qualidade, mantêm a água gelada por muito mais tempo.   

  1. Procure andar de transporte público, bicicleta ou a pé

Mesmo que andar de carro seja a alternativa mais prática, procure priorizar outras maneiras de locomoção. Para conhecer lugares próximos de você, vá a pé ou de bicicleta! Não é só uma forma mais sustentável de conhecer o local, como permite que você se conecte com a área e a conheça com mais calma. Quando a pandemia acabar e você for percorrer distâncias maiores, escolha utilizar os transportes públicos da cidade, aproveite a sensação de passear por cada “cantinho” sem gastar muito e colabore para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera. 

  1. Faça o seu próprio kit

Quando viajamos, nunca sabemos o que esperar dos lugares, então para evitar a utilização de recursos descartáveis que são utilizados apenas uma vez, organize um mini kit que possa estar levando na bolsa com garfo, talheres, copos e panos reutilizáveis. Desta maneira, você evitará produzir lixo desnecessário e ainda garante o conforto de utilizar os seus utensílios em lugares despreparados. 

  1. Baixe o bilhete eletrônico antes de embarcar

Você já parou para pensar na quantidade de papel utilizado para embarque que é descartado com apenas uma vez de uso? Hoje em dia, já é possível baixar o bilhete eletrônico no celular para apresentar no portão. Desta maneira, além de tornar tudo mais prático no momento do embarque, diminui as chances de qualquer imprevisto (como perder os papéis) e ainda colabora para evitar o desperdício de papel. 

  1. Apoie a economia local

Tem maneira melhor de conhecer um lugar do que frequentando espaços com a população local e consumindo alimentos típicos da área? Muitas vezes, trocamos experiências únicas que apenas os moradores da cidade poderiam nos proporcionar por passeios turísticos clássicos. E por mais que não pareça, quando escolhemos conhecer mais a fundo o que os cidadãos têm a nos oferecer, evitamos o consumo de produtos importados em massa. Então, priorize restaurantes locais, eventos culturais da cidade e principalmente, escolha lembrancinhas produzidas por artesãos do lugar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s