5 dicas para treinar com qualidade no verão

Começo do ano é sempre aquele clima de alegria, sol, praia e principalmente, muito calor! Apesar do verão ser uma das estações do ano mais amadas do Brasil, quando os dias estão abafados com um sol escaldante, fica realmente difícil manter a qualidade dos treinos. Para que o verão não se torne um obstáculo durante seus exercícios, separamos 5 dicas para nada te impedir de garantir aquela boa performance na rotina. 

  1. Respeite o seu corpo

Muitas vezes exigimos que o nosso corpo tenha a mesma resistência que ele costuma obter em dias com temperaturas mais equilibradas. O problema é que se não entendermos e respeitarmos os nossos limites, o organismo se rende, e as consequências para a nossa saúde não serão boas. Então procure ir com calma, e vá medindo até onde consegue chegar. Se no dia ou no horário que escolher treinar, a temperatura estiver muito elevada, procure evitar os exercícios aeróbicos ou intercale com movimentos mais lentos, pois ao contrário do que se pensa, você não estará retrocedendo, e sim, adaptando o seu corpo no calor. Assim, naturalmente o ritmo e a duração do seu treino irão aumentando e voltando como antes.

  1. Evite horários mais quentes do dia

O sol costuma ficar mais forte desde o horário de almoço (12h) até, início de final de tarde (16h). Separe um tempo na parte da manhã ou da noite para treinar, e aproveite o período mais “fresco” do dia, se não for possível, outra alternativa é dar preferência para esportes dentro da água ou que você possa estar em contato com o ar-condicionado. 

  1. Utilize roupas leves

É essencial escolher a roupa ideal quando os dias estão quentes. Procure utilizar regatas e shorts largos, leves e com cores claras, pois roupas mais justas ou com cores mais escuras, costumam esquentar durante os treinos por absorverem quantidades maiores de calor. 

  1. Se mantenha hidratado

Durante o verão, nosso corpo perde mais água por conta da transpiração causada pelo calor. Caso a umidade esteja alta, o suor não evapora e fica grudado no seu corpo fazendo com que a sua temperatura se eleve mais ainda. Por isso, tenha sempre com você uma garrafa de água e beba a cada 20 minutos durante o treino. Você também pode repor a água perdida do organismo, consumindo alimentos com alto poder de hidratação, como melancia, limão, água de coco, entre outros. 

  1. Use protetor solar

Se você é daqueles que gosta de treinar ao ar livre, é de extrema importância que você não deixe de passar protetor solar. Fazer exercícios debaixo do sol quente, além de intensificar o cansaço, pode ser muito perigoso para a pele. Queimaduras solares aumentam o envelhecimento da pele e o risco de câncer, e quando há insolação, o treino fica quase impossível de ser completado com qualidade, logo, é recomendado que repasse o protetor a cada 2 horas para evitar qualquer problema de saúde. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s