Treino dentro de casa com Rafael Turtera

Buscando manter o distanciamento social, diversos atletas têm optado por praticar treinos indoor (dentro de casa). Para isso, muitos adaptaram seus equipamentos, ou compraram novos, buscando reproduzir os treinos que antes eram feitos em academia ou rua, agora dentro de sua casa.

Essa mudança apesar de parecer simples, precisa ser pensada e entendida, quais pontos são realmente copiáveis? O que é impossível de copiar? Existem benefícios e malefícios? Para responder essas perguntas, conversamos com Rafael Turtera, Triatleta amador, Ironman Kona Finisher, treinador e fundador do TEAM Turtera, membro da ComuniDobro.

Você já praticava treinos indoor antes da pandemia?

“Os treinos indoor sempre fizeram parte do meu treinamento. Acredito que treinos específicos de alta intensidade são mais eficientes quando realizados nesse cenário, pois você está em um ambiente controlado e consegue se preocupar apenas em fazer o planejado e não com o que acontece ao redor na rua, ciclovia ou estrada (falando sobre treinos de bicicleta no rolo, por exemplo). 

A musculação é muito importante trabalharmos pra vida toda, independentemente do seu esporte alvo. É uma modalidade complementar que só traz benefícios, previne lesões, e pode ser feita em casa.”

Existem diferenças entre os treinos dentro de casa e fora?

“Treinos indoor são semelhantes, mas não iguais aos outdoors.

Tudo que é fixo, como o rolo ou a esteira, não trabalha a técnica do movimento natural e adaptabilidade, como quando estamos na rua, e isso é um fundamento muito importante. Uma coisa é você conseguir colocar força no que está fazendo, a outra é a técnica (quando acelerar, quando diminuir, vento a favor ou contra, desníveis da rua, farol, pessoas no caminho etc).”

Quais são os principais benefícios desse tipo de treino?

“Os aspectos positivos como falado anteriormente são que não existem desculpas. Se está chovendo, temos a opção de segurança. Principalmente nesse momento em que vivemos, em que a segurança e saúde estão em primeiro lugar. Ou seja, se tem a oportunidade, fique em casa treinando!”

Alguma dica para os treinos dentro de casa?

“A dica que eu dou para treinos dentro de casa é simples: ache algo que o distraia. Eu assisto séries, filmes ou ouço música se o treino é muito intenso e exige mais minha atenção, mas isso é pessoal. Se você treinar a mente para realizar treinos indoor, terá uma evolução tanto física, quanto mental e agregará muito a sua rotina!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s