Com a correria da rotina, é comum esquecermos de tomar água no decorrer do dia a dia, porém, o nosso corpo precisa se manter hidratado para que ele possa realizar as suas funções vitais com eficiência. Para nos alertar, o nosso organismo se encarrega de enviar alguns sinais de que estamos bebendo pouca água.
- Dores de cabeça
Sabe quando você sente dores de cabeça ou mesmo enxaquecas sem ao menos identificar algum motivo? Esse é um dos sintomas mais comuns de que o seu organismo está desidratado. A pouca ingestão de água faz com que diminua o fluxo sanguíneo e consequentemente, a circulação de oxigênio no corpo, fazendo com que o nosso cérebro também não receba a quantidade suficiente de oxigênio para manter as suas devidas funções. A partir disso, os vasos sanguíneos dilatam, e acabam inchando e inflamando, causando as dores de cabeça.
- Fadiga
Tem dias que a indisposição é um fato, mas tem outros que pode ser resultado do pouco consumo de água na rotina. Como visto anteriormente, quando o nosso corpo se encontra desidratado, há uma diminuição de oxigênio do cérebro que pode ocasionar o mau humor, dificuldades de concentração, sonolência e fadiga, prejudicando o rendimento do seu dia.
- Diminui o metabolismo
A água tem diversas funções importantes em nosso organismo, sendo uma delas auxiliando no gasto energético e na perda de peso (quando combinada com hábitos saudáveis). Se deixamos de consumir a quantidade necessária de água em nossa rotina, acabamos prejudicando esses processos, tendo como consequência a diminuição do metabolismo.
- Dores nas articulações
Uma das muitas funções da água é de lubrificar as áreas de articulações como joelhos e cotovelos. Quando o nosso organismo se encontra desidratado, há um aumento do atrito entre os ossos desses locais, causando dores e possíveis limitações de movimentos.
- Pele seca
Você já ouviu falar que a água faz bem para a pele? E é verdade! Ela auxilia na elasticidade da pele e na eliminação de toxinas e impurezas no corpo através do suor. Se nos encontramos desidratados, a nossa pele fica muito mais seca, sinalizando a necessidade do consumo de água urgente.
Lembre-se, as informações deste artigo não substituem as indicações de um profissional da saúde.
Fonte: Top Clínicas; Viva Bem;