Como conciliar a rotina de trabalho com a prática de esportes?

Que jogue a primeira pedra quem nunca sentiu que seria impossível conciliar a prática de exercícios físicos com a vida profissional ou de estudos. Ficar nessa maratona de correr atrás do tempo para conseguir cumprir metas e prazos, causam níveis de estresse que são prejudiciais tanto para a vida profissional quanto para a saúde mental. A verdade é que não existe nenhuma solução milagrosa, mas sim, maneiras de administrar o seu tempo com sabedoria. 

Primeiramente, quando enxergamos a prática de exercícios físicos como uma forma de complementar e ajudar o restante da nossa rotina, fica muito mais fácil de levar o dia a dia. Já é comprovado que a prática de esportes pode ser um auxílio na realização de outras tarefas, isso porque, durante o treino, o nosso cérebro é estimulado, o que facilita no momento de manter o foco, ter novas ideias, ser mais criativo e ter mais disposição. Ou seja, o exercício físico proporciona diversas vantagens até mesmo na vida profissional. 

 Mudar a nossa forma de ver os exercícios físicos já é um grande passo para quem deseja conciliar uma rotina corrida, mas também é possível reverter esse cenário com algumas técnicas bem planejadas para uma vida mais equilibrada e produtiva. 

Estratégias: 

  • Liste as suas tarefas em ordem de prioridades, e realize-as logo ao entrar no expediente para não deixar para depois.
  • Se possível, tente treinar no período da manhã, já que dessa forma fica muito mais fácil de administrar o restante do seu dia, principalmente se surgir algum imprevisto.
  • Planeje o seu dia e crie prazos pessoais para finalizar cada atividade, procurando evitar levar tarefas para casa. 
  • Dê preferência para treinar em locais próximos do seu trabalho ou da sua casa para que possa aproveitar e administrar melhor o tempo. 
  • Durante o trabalho, deixe de lado qualquer distração que possa atrapalhar o seu desempenho, como por exemplo: desligar o celular.
  • Quando estiver treinando, procure evitar ficar pensando nas suas responsabilidades ou nas tarefas que não foram completadas. Mantenha o foco!
  • Se for preciso, não hesite em pedir ajuda para um colega, nem sempre precisamos fazer tudo sozinhos. 
  • Encontre um esporte que te dê prazer e te motive a praticá-lo. 
  • Crie uma rotina. A partir do momento que você começa a se acostumar com os hábitos adotados, fica muito mais fácil manter a frequência e o desempenho das atividades desejadas.  

Viver uma rotina em que você deve ficar se desdobrando constantemente não é saudável, porém realizar atividades físicas é importante tanto para a nossa saúde física quanto para a nossa saúde mental. Com a combinação de um bom planejamento do dia, mais muita dedicação e foco, é possível conciliar de maneira equilibrada tanto a vida profissional quanto a vida no esporte. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s