Autoconhecimento e como ele te ajuda a chegar em seus objetivos

Você acredita que se conhece bem? O autoconhecimento tem um papel importante quando se trata de traçar nossas metas e objetivos. Muitas vezes, achamos que sabemos o que precisamos ou o que queremos para a nossa vida, porém chega no final, nos damos conta que não era exatamente o que imaginávamos. É nesse momento que o autoconhecimento surge como uma maneira de nos ajudar a entender o que é melhor para nós e qual caminho devemos seguir.

Com a prática do autoconhecimento, você descobre tudo aquilo que gosta, não gosta, seus interesses, dificuldades, qualidades, defeitos, habilidades, entre muitos outros. A partir do momento que você se conhece melhor, começa a obter maior controle sob as suas emoções, conseguindo lidar de forma mais leve e eficiente com sentimentos negativos como ansiedade, baixa autoestima, frustrações, inseguranças e etc, que diversas vezes contém grande influência no momento de ter iniciativa para ir atrás do que deseja.

Quantas vezes você já não se sentiu incapaz de realizar algo que gostaria muito? Esse tipo de pensamento nos desanima e faz com que a gente desista de ir atrás do que realmente desejamos. Quando se tem consciência das suas habilidades e limitações, você pode aproveitar para fortalecer essas qualidades e a aprender a lidar e a trabalhar as suas “fraquezas” para que assim, chegue onde quiser. 

Como o autoconhecimento se aplica no dia a dia?

Uma vez que conseguimos nos compreender, fica mais fácil definir suas metas e objetivos, e descobrir qual é a melhor maneira de alcançá-los. Podemos usar de exemplo um atleta que deseja atingir os melhores resultados e obter uma boa performance. Com o o autoconhecimento, ele irá saber distinguir qual é a forma mais eficiente para ele de conseguir o que quer, o que inclui desde a hora que ele se sente confortável para treinar até o local e a música que deve ouvir durante os treinos.

Não apenas em momentos específicas, se conhecer profundamente trás diversos benefícios para a rotina, ajudando a trazer maior clareza mental de como agir em diversas situações, lidando com elas com mais consciência e leveza, evitando estresses desnecessários e tomando decisões mais certeiras.

Como faço para praticar o autoconhecimento?

A melhor forma de começar a praticar o autoconhecimento é estar aberto a compreender os seus defeitos e aceitá-los como também, reconhecer as suas qualidades e utilizá-las a seu favor. Tente começar a se questionar de algumas atitudes e sentimentos que você tem perante as diversas situações, até das mais simples como comer um alimento que não gosta. Então, preste atenção nos seus interesses e nas suas habilidades, e vá anotando cada uma delas. Se permita descobrir os seus detalhes mais sutis, a se desafiar e experimentar coisas novas. Mas principalmente, aproveite esse processo, que deve ser trabalhado com paciência e constância.

Ter um planejamento dos seus planos futuros é importante, mas se conhecer também é uma estratégia inteligente que trará grandes vantagens na hora de criar as suas metas e na hora de conquistá-las.

O autoconhecimento é importante para todas as áreas da vida, já que ele nos faz aprender a lidar com as nossas características da melhor maneira, e a controlar a nossa vida tomando decisões mais certeiras. Se autoconhecer é um processo que demanda tempo, mas que é essencial para traçarmos a nossa trajetória e descobrir onde queremos chegar. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s