A vontade de ir além com Dayanne Silva – paratleta de natação

Vibramos, gritamos e torcemos vendo os jogos nas mídias, mas essa energia que o esporte proporciona envolve muito mais do que a competição, se trata da história e da dedicação de cada atleta em ir atrás de voltar com o título no peito como representação dos seus esforços e conquistas. Por trás das mídias, você já pensou quais seriam os sonhos e objetivos desses atletas? Durante o lançamento do nosso BT Gel, conversamos com a nossa parceira, Dayanne Silva, paratleta de natação e recordista brasileira, para saber um pouco mais do que a motiva e faz querer ir mais longe. 

Qual foi a sua maior conquista?   

“Para mim, a minha maior conquista foram os dois recordes brasileiros em Toronto 2015 e o recorde Parapan americano em 2015 também.”

Como você se desafia?

“Eu me desafio todos os dias a partir do momento em que eu acordo, que eu sei que tenho metas a cumprir dentro do meu treino, tempos a fazer, marcas para alcançar… isso é o que me desafia todos os dias, ser melhor do que eu fui ontem sabe?”

Qual é o seu próximo objetivo?

“Meu principal objetivo é melhorar a minha marca e por consequência se acontecer Tokyo, ótimo, maravilhoso, mas a princípio é melhorar o meu tempo e estar batendo de novo o meu recorde brasileiro.”

O que você considera uma conquista no dia a dia dos seus treinos?

“É eu estar me desafiando constantemente e estar conseguindo fazer os meus melhores tempos de séries, então, isso com certeza, é uma conquista diária.”

O que você faz para alcançar os seus objetivos?

 “Eu procurar ser eu mesma. Procurar respeitar os meus valores, as minhas crenças, e principalmente ser humilde em tudo o que eu faço. Ser muito verdadeira e ser muito perseverante, e ter muita resiliência né, porque ser atleta de alto rendimento não é fácil, e não é à toa que eu tenho essas duas palavras que me movem tatuadas no meu corpo, que é fé e resiliência.”

Você se considera uma pessoa vitoriosa? 

“Sim, eu me considero uma pessoa vitoriosa. Diante de tudo o que eu alcancei, sendo uma pessoa com deficiência né, a gente sabe que hoje o nosso país enfrenta muito problema de acessibilidade, em termos de preconceito… então, ser uma atleta paralímpica e conseguir resultado, conseguir a visibilidade que eu venho conseguindo, sem dúvida é motivo de muita alegria e de muita vitória.”

O que te incentiva a ir mais longe?

“É a certeza de que eu estou caminhando no caminho certo. De que eu estou traçando o meu caminho e que eu inspiro pessoas, seja com deficiência ou não, isso é o que mais me motiva a ir mais longe.”

O que te incentivou a começar no esporte?

“Foi a minha competição em si. Eu falo que a minha primeira competição despertou o espírito competitivo. Então, assim, eu me tornei uma pessoa muito competitiva e isso me incentivou a seguir no esporte de alto rendimento. Eu comecei nele através do Francisco Avelino, que também foi um grande medalhista paralímpico de várias edições de paralimpíadas – também é da cidade de Natal, como eu, do Rio Grande do Norte – foi assim que eu comecei.”

Você acha que o esporte vai além de uma prática física?

“Sim, o esporte vai além de uma prática física. O esporte transforma vidas, ele tem esse poder. Eu sou a prova disso, eu e tantos outros atletas. Ele vai além da prática de atividade física, vai além da qualidade de vida, estudos mostram que o esporte é um grande amenizador de casos de depressão, de várias doenças que vem acometendo a parte psicológica das pessoas, a parte mental.

O que o esporte significa para você?

“O esporte significa tudo para mim. A minha vida. Se eu não fosse atleta, eu não sei o que seria. Acho que por isso, o esporte tem um significado tão grande assim, que eu não sei nem mensurar o tamanho do significado dele na minha vida. Ser atleta de alto rendimento, como eu falei, no nosso país, não é fácil, mas amar o que a gente faz nos leva a lugares inacreditáveis. Primeiramente, o amor pelo esporte e de resto a gente corre atrás… nada atrás né haha.”

Confira o vídeo abaixo: 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s