5 dicas para controlar a vontade de comer doce de forma saudável

Sabe aquela vontade que parece incontrolável de comer um doce que surge no meio do dia e que não vai embora até você finalmente atacar aquele chocolate dos sonhos? Na verdade, há diversos motivos possíveis para que ela surja, mas também existem formas saudáveis de evitar que essa fome louca por doces te domine. Bora descobrir como?

De onde vem essa vontade de açúcar?

Normalmente, ela surge quando ocorre a queda de serotonina no nosso organismo – um hormônio responsável pelo bom humor e pelo bem-estar – e para recuperar essa sensação, procuramos consumir alimentos ricos em gorduras e açúcares por ajudarem a produzir essa substância. Outros motivos que podem levar ao surgimento dessa vontade inexplicável por doce é a falta de algum nutriente no corpo como vitamina B12, B6, B9, zinco, magnésio e etc.

Isso explica o porquê durante a TPM as mulheres ficam com um apetite ainda maior por alimentos calóricos, já que no período menstrual, ocorre diversas alterações hormonais, sendo a queda na produção de serotonina uma delas. 

Devemos lembrar, que é importante consultar um profissional da saúde para obter o diagnóstico correto e receber as devidas orientações.

Como controlar a vontade de comer doce de maneira saudável?

  1. Faça exercícios: Já é comprovado que a prática de exercícios físicos diminui a vontade de comer doces por estimular a produção de serotonina e ajudar na melhora do condicionamento das células, acelerando a absorção do açúcar. 
  2. Não pule refeições: Muitas pessoas acreditam que quando pulamos alguma refeição, estamos emagrecendo, mas na verdade, apenas estimula o nosso corpo a sentir cada vez mais necessidade de comer carboidratos e doces com o intuito de encontrar alguma fonte de energia. Desta forma, é provável que você sinta ainda mais fome e vontade de ingerir uma quantidade maior de alimento na refeição seguinte. O ideal é procurar realizar uma alimentação equilibrada fazendo pequenos lanches ao longo do dia.
  3. Reduza o consumo excessivo de sal: Alimentos como fast foods e industrializados contém grande quantidade de sódio, influenciando o nosso paladar a procurar doces e comidas gordurosas. Para evitar aquela sensação de desespero por uma sobremesa logo em seguida da refeição, procure alimentos mais leves que não extrapolam no sal. 
  4. Substitua os doces por frutas: Parece impossível pensar que uma fruta poderia matar aquele desejo louco por chocolate, porém, ambos contém açúcares. A diferença é que o açúcar composto no doce é a sacarose, que é rapidamente absorvida pelo nosso corpo, já o da fruta, é a frutose, que por ter uma absorção mais lenta, faz com a gente se sinta saciado por mais tempo.
  5. Invista em alimentos com Triptofano: O Triptofano é uma substância presente em alguns alimentos que estimula a produção de serotonina. Para evitar o surgimento da vontade de atacar um doce exageradamente, adicione em suas refeições alimentos como aveia, maçã, banana, castanha do pará, canela e grãos em geral.

Tenha sempre em mente que você pode comer o que quiser mas com moderação. Nada em excesso faz bem, então não trate os doces ou os carboidratos como seus inimigos, se permita saborear um “chocolatinho” sem culpa as vezes, o segredo está no equilíbrio.

Fonte: Queima Diária; Isto é; Tua Saúde;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s