Pode treinar em jejum?

Treinar em jejum tem sido uma das estratégias adotadas cada vez com mais frequência pelos praticantes de exercícios físicos com o objetivo de facilitar o emagrecimento. Mas a dúvida continua permeando por aí: é certo treinar em jejum?

Primeiramente, é importante entender como o jejum funciona. O jejum é considerado a partir de 6h sem se alimentar, mas os estudos utilizam como base o jejum de 12h, podendo apenas ingerir água ou chá. A ideia de sair para treinar de barriga vazia é forçar o corpo a utilizar a gordura localizada como fonte de energia em vez do alimento que teria sido ingerido, fazendo com que ocorra a queima de gordura e consequentemente o emagrecimento.

Deve-se ter em mente que se essa estratégia não for realizada de forma correta, há a possibilidade de ocorrer a queima de massa magra em vez da gordura desejada, além de trazer diversos problemas para a saúde. Sendo assim, é de extrema importância obter um acompanhamento com um nutricionista para que ele possa passar as devidas orientações para te ajudar a chegar em seus objetivos através de hábitos saudáveis.

A verdade é que não existe certo ou errado, isso vai depender do organismo de cada um, já que nem todas as pessoas são aptas a esse hábito, e por isso, é recomendado que apenas aqueles que já possuem uma rotina frequente de exercícios e uma alimentação saudável possam realmente fazer uso dessa técnica. Mesmo que você se encaixe com a descrição anterior, é importante saber que a estratégia deve ser aplicada apenas em treinos, exercícios ou esportes que você já esteja acostumado a praticar, pois o corpo contém mais resistência para aguentar do que um treino desconhecido.

De qualquer maneira, para aqueles que procuram melhores resultados nos treinos, esse tipo de prática, se realizada por mais de 30 dias, pode “estacionar” os resultados, por isso, o ideal é voltar para uma alimentação regrada com o auxílio de um profissional. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s