O preço da gasolina aumentou? Que tal se adaptar ao cenário atual?

Desde o início das tensões entre a Rússia e a Ucrânia, o preço da gasolina tem sido um dos assuntos mais comentados no mundo inteiro. E não é à toa, com a Rússia sendo uma das principais exportadoras de gasolina do mundo, os valores do litro aumentaram de maneira que impactou a vida de diversos cidadãos de diferentes partes do mundo, já que a gasolina está presente em muitos aspectos do nosso cotidiano, como na produção de alimentos, roupas, embalagens e principalmente, no transporte. Mas se está sendo difícil manter os gastos com os transportes particulares, será que não vale a pena analisar outras possibilidades para se adaptar ao atual cenário conturbado?

É inegável a facilidade de obter o seu próprio carro para conseguir ir para lá e para cá quando quiser, e com o preço da gasolina lá em cima, para muitos, fica difícil usufruir do automóvel todos os dias ou mesmo utilizar aplicativos como Uber ou 99taxi. De acordo com uma pesquisa realizada pela Vah (Android; IOS), 42% dos brasileiros começaram a considerar o transporte público como opção, 38% para taxis e 26% para bicicletas. Ou seja, procurar um substituto do transporte individual está sendo essencial para muitas pessoas. Logo, outros transportes surgem como alternativas de locomoção, e mesmo que pareça mais complicado de se adaptar, há muitos benefícios tanto para você quanto para o nosso planeta. 

Ao escolher começar a utilizar o transporte público, você contribui para a menor diminuição de gás carbônico no planeta. Para entender melhor, uma pessoa em um transporte individual emite 126mg de CO2, já uma pessoa em um transporte público, libera 17mg de CO2 por km, o que mostra que o carro pode chegar a liberar até 7 vezes mais gás carbônico do que o ônibus.

E que tal a bicicleta? Desde o início da pandemia o aumento das vendas de bicicletas foram muito significativos. Só no primeiro semestre de 2021, houve um aumento de 34,17% das vendas no Brasil. O principal motivo, foi a questão do distanciamento social, pelo esporte ser individual, mas com a ideia de obter uma rotina mais saudável e equilibrada crescendo cada vez mais, muitas pessoas começaram a aderir ao longo do tempo. Se você é daqueles que vive na correria e nunca consegue parar para dar um respiro e praticar uma atividade física, o cenário atual pode ser uma oportunidade para você transformar a locomoção em um momento de lazer e para cuidar do seu corpo.

Pedalar não é benéfico apenas para a nossa saúde como também para o planeta e para a economia, visto que é um meio de transporte que não necessita de combustível. De acordo com a pesquisa do Instituto Escolhas, caso o potencial ciclável fosse atingido, ou seja, se parte dos transportes movidos a gasolina fossem substituídos por bicicletas, São Paulo poderia reduzir em 18% das emissões de CO2, lembrando que atualmente, os ciclistas são responsáveis por 3% dessa diminuição. Em relação à economia, com o potencial ciclável, o PIB municipal por ano teria um acréscimo de até R$870 milhões, isso porque, além de muitas vezes economizarem tempo evitando trânsitos, a economia na renda mensal poderia chegar até 14%.

 Ainda sobre a pesquisa do Instituto Escolhas, foi indicado que a bicicleta é considerada um transporte ideal para 16% da população, sendo classificada como a terceira melhor opção. E 96% dos brasileiros são a favor de melhorias nas infraestruturas e políticas públicas para pedestres e ciclistas e transportes públicos, tirando como prioridade as infraestruturas para carros. A partir desses dados, podemos perceber o potencial que a locomoção por bicicletas têm para crescer, então, por que não ajudar nesse processo?

O mundo está passando por um momento delicado e mesmo que as alternativas não pareçam interessantes de primeira, se analisarmos a fundo os seus impactos, podemos ver que também existem vantagens ao escolher mudar. Quem sabe você não descubra um novo hobby ou não passe a se sentir mais inspirado e motivado sabendo dessas informações? As mudanças sempre acontecerão, que tal se adaptar escolhendo olhar por uma boa perspectiva?

Fontes: Mobile Time; Folha.Uol; Cdn.cnt; Escolhas.org;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s