Como montar um prato plant-based ideal

Como já sabemos, uma alimentação plant based pode ter muitos benefícios para a saúde. De qualquer forma, como qualquer outro padrão alimentar, é necessário se organizar para ter um aporte adequado todos os nutrientes necessários. Pensando nisso, a Dobro resolveu fazer um breve guia para ajudar vocês a montar um prato plant based ideal.
Vamos lá!

• 50% do prato: Esse espaço do prato deve ser reservado para os vegetais, tanto crus como cozidos. É importante dar ênfase nos vegetais verdes escuros por terem nutrientes essenciais para a saúde, como o ferro.

• 25% do prato: Deve ser composto por leguminosas, ou seja, os diversos tipos de feijões, lentilha, grão de bico, ervilha, soja e seus derivados. Essas são nossas principais fontes de proteína vegetal, por isso não devemos esquecer de sempre adicionar uma dessas fontes nas nossas refeições.

• 25% do prato: É interessante que seja formado por cereais, como arroz, ou até mesmo tubérculos, como as batatas.

Adicionais importantes:

  • Fontes de vitamina C: Atua aumentando a biodisponibilidade de ferro, além de ser um ótimo antioxidante. Pode ser inserida no prato com o limão para temperar a salada ou com uma fruta, como laranja ou kiwi, de sobremesa.
  • Oleaginosas e sementes: Além de serem fontes de gorduras boas, ajudam a complementar o aporte de proteína.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s