Fatos sobre a Vitamina B12 que você precisa saber


É o único nutriente que não está disponível em fontes vegetais e deve ser suplementado em uma dieta plant based.
Frequentemente ouvimos questionamentos sobre as proteínas, ferro e cálcio nas dietas sem alimentos de origem animal, mas todos esses nutrientes estão presentes em quantidades suficientes nos vegetais. O único nutriente que deve ser suplementado, mesmo em uma dieta bem planejada, é a vitamina B12.

A vitamina B12 é sintetizada por bactérias.
Após ler esse fato, você pode até estar se questionando se o nossa flora bacteriana também sintetiza a vitamina B12. De fato, ela sintetiza sim! Mas o local em que esse processo ocorre está após o nosso sítio de absorção da vitamina, fazendo com que não consigamos absorvê-las.

A vitamina B12 dos suplementos é obtida por cultura de bactérias em laboratório.
Dessa forma, por mais que as fontes alimentares da vitamina B12 sejam de origem animal, os suplementos não são. Apenas é importante se atentar aos ingredientes das cápsulas que podem não ser exclusivamente vegetais!

A deficiência de B12 não é exclusividade de indivíduos que seguem uma alimentação plant based.
Quem come carne ou é ovolactovegetariano também pode apresentar essa deficiência. Por isso, é importante realizar exames periodicamente para avaliar se há necessidade de suplementação independente da dieta que você segue.

Mesmo algas contendo níveis de B12, elas não podem ser usadas como fonte.
As algas, como por exemplo, a chlorella, contém níveis de B12. Mesmo assim, não devem ser usadas para suprir nossas necessidades porque são consideradas fontes análogas, ou seja, não cumprem a sua devida função no nosso organismo.

A deficiência de B12 está relacionada com o sistema nervoso.
Os primeiros sintomas da deficiência de B12 estão relacionados com o sistema nervoso, como a redução da memória, concentração e atenção. Além desses, formigamento nos membros inferiores e redução da propriocepção também são sintomas característicos.

Atualmente existe alimentos fortificados com a vitamina B12.
Entre esses produtos, os suplementos proteicos em pó da Dobro são fortificados com 2,4mcg de metilcobalamina por dose de 30g; que é a recomendação média diária para indivíduos saudáveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s