• É o único nutriente que não está disponível em fontes vegetais e deve ser suplementado em uma dieta plant based.
Frequentemente ouvimos questionamentos sobre as proteínas, ferro e cálcio nas dietas sem alimentos de origem animal, mas todos esses nutrientes estão presentes em quantidades suficientes nos vegetais. O único nutriente que deve ser suplementado, mesmo em uma dieta bem planejada, é a vitamina B12.
• A vitamina B12 é sintetizada por bactérias.
Após ler esse fato, você pode até estar se questionando se o nossa flora bacteriana também sintetiza a vitamina B12. De fato, ela sintetiza sim! Mas o local em que esse processo ocorre está após o nosso sítio de absorção da vitamina, fazendo com que não consigamos absorvê-las.
• A vitamina B12 dos suplementos é obtida por cultura de bactérias em laboratório.
Dessa forma, por mais que as fontes alimentares da vitamina B12 sejam de origem animal, os suplementos não são. Apenas é importante se atentar aos ingredientes das cápsulas que podem não ser exclusivamente vegetais!
• A deficiência de B12 não é exclusividade de indivíduos que seguem uma alimentação plant based.
Quem come carne ou é ovolactovegetariano também pode apresentar essa deficiência. Por isso, é importante realizar exames periodicamente para avaliar se há necessidade de suplementação independente da dieta que você segue.
• Mesmo algas contendo níveis de B12, elas não podem ser usadas como fonte.
As algas, como por exemplo, a chlorella, contém níveis de B12. Mesmo assim, não devem ser usadas para suprir nossas necessidades porque são consideradas fontes análogas, ou seja, não cumprem a sua devida função no nosso organismo.
• A deficiência de B12 está relacionada com o sistema nervoso.
Os primeiros sintomas da deficiência de B12 estão relacionados com o sistema nervoso, como a redução da memória, concentração e atenção. Além desses, formigamento nos membros inferiores e redução da propriocepção também são sintomas característicos.
• Atualmente existe alimentos fortificados com a vitamina B12.
Entre esses produtos, os suplementos proteicos em pó da Dobro são fortificados com 2,4mcg de metilcobalamina por dose de 30g; que é a recomendação média diária para indivíduos saudáveis.