Hidratação e desempenho esportivo

Você sabia que de 50 a 70% da nossa massa corporal total é composta por água? Pois é! Tanto dentro das nossas células como fora delas! Por isso, a hidratação é algo extremamente importante para todos os indivíduos, mas quem pratica exercício físico deve prestar atenção em dobro nesse tema.

Você sabe quais são os sinais que indicam desidratação?
Além da sensação de sede, a fadiga, urina escura e tontura são outros sintomas. Mas não são só esses os problemas de se manter desidratado! Existem distúrbios que ocorrem quando não temos uma reposição hídrica e eletrolítica adequada que, além de prejudicar a performance, prejudicam a saúde. Dessa forma, devemos sempre nos atentar a ter níveis adequados e estáveis de eletrólitos para controle do equilíbrio do organismo.

A hidratação é essencial para o desempenho esportivo!
Qual é o nosso principal reservatório de água no corpo? O músculo! Uma hidratação mal feita pode diminuir a performance, principalmente quando estamos em ambientes quentes. Mas não é só o músculo que é prejudicado! Outros órgãos, como o fígado e o cérebro, também são afetados nessa situação.

Você sabe por que suamos?
O suor é uma forma do nosso organismo regular a temperatura, ou seja, é um mecanismo termorregulatório para não sermos prejudicados pelo calor excessivo gerado pelo exercício. Dessa forma, a sudorese é estimulada em resposta ao aquecimento do nosso corpo.

Quantidades são individuais!
Na nutrição, quando falamos de quantidades, normalmente estamos falando de valores individuais, afinal cada um possui uma necessidade diferente. Em relação a hidratação, há vários fatores que influenciam na quantidade a ser recomendada. Ela pode ser alterada pela quantidade de suor, intensidade e duração do exercício, condições ambientais como a temperatura, e até a vestimenta usada durante o treino que pode interferir na termorregulação.

Lembrete importante!
Devemos sempre nos manter hidratados no dia a dia, independente se vamos praticar um esporte ou não! Para os atletas, além da hidratação adequada durante o treino, a ingestão de líquidos é essencial tanto antes como depois também!

Sabemos que manter bons níveis de hidratação durante o treino pode ser desafiador para alguns atletas, principalmente em esportes de alta intensidade, tanto devido a questões de praticidade, como por causa do desconforto gastrointestinal. Uma solução para isso é ter opções práticas e palatáveis de líquidos durante o treino!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s