3 Mitos Sobre Proteínas Vegetais – Parte 1

Proteína vegetal é um dos temas polêmicos da nutrição, afinal é uma das principais preocupações entre adeptos a dietas plant based e praticantes de exercícios físicos. Por isso, vamos esclarecer alguns mitos que frequentemente são falados sobre proteínas!

1. A proteína vegetal é carente em aminoácidos essenciais.

Alguns alimentos de origem vegetal podem apresentar teores mais baixos de alguns aminoácidos, mas tendo uma alimentação minimamente variada, já atingimos uma boa quantidade de todos os aminoácidos essenciais. Por exemplo, a clássica combinação brasileira de arroz com feijão já oferece todos os aminoácidos que precisamos! De qualquer forma, os aminoácidos não precisam obrigatoriamente ser consumidos em uma única refeição, devemos apenas nos atentar ao consumo adequado deles ao longo do dia todo. 

2. Não é possível atingir as necessidades diárias de proteínas apenas com fontes vegetais.

O consumo adequado de proteínas pode sim ser feito apenas com o consumo de alimentos vegetais, principalmente inserindo leguminosas, como feijões, lentilha, grão de bico, soja e seus derivados, frequentemente nas refeições; afinal essa classe de alimentos é a nossa fonte de proteína vegetal mais significante! Mesmo assim, vários outros alimentos vegetais possuem proteína, como os cereais, oleaginosas e sementes, que quando consumidos ao longo do dia, ajudam a alcançar nossas metas proteicas. 

3. Atletas não podem ter uma alimentação plant based devido ao baixo aporte de proteínas.

Qualquer um pode seguir uma dieta plant based, inclusive atletas. Apenas é preciso adequar a quantidade de proteína para as necessidades individuais de cada um. Os atletas não sofrem nenhum tipo de prejuízo quando param de consumir alimentos de origem animal se seguirem uma dieta equilibrada. Na verdade, pode até ocorrer melhora no desempenho esportivo! 

E aí, já tinha escutado algum desse mitos?

Acompanhe a gente pelo TikTok!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s