Preparação para Provas de Endurance com o Nutricionista Victor Hugo

Em clima de maratona, chamamos o nutricionista Victor Hugo para conversar com a gente sobre preparação para provas de endurance.

Primeiramente, vamos entender quem é o Victor Hugo:

Ele é formado no Centro Universitário São Camilo, pós graduado em fitoterapia e está finalizando uma pós graduação em nutrição esportiva. É apaixonado pelo esporte desde o início da faculdade e teve bastante contato com atletas por ter conseguido um estágio em uma clínica de medicina esportiva e ter trabalhado em um clube de futebol. Atualmente está iniciando no triathlon e já realizou algumas meias maratonas!

Fizemos algumas perguntas para ele e tivemos uma conversa super enriquecedora! 

• Quais alimentos estão sempre presentes nas suas provas de endurance?

O principal alimento é o carboidrato, entre eles macarrão, banana, açaí, diversas frutas e até mesmo paçoca! Faz questão de inserir de 3 a 5 porções por dia, principalmente nesse momento em que está iniciando no triathlon e tem uma demanda grande.

• Quais alimentos você cosidera ser interessante evitar antes das provas?

Qualquer tipo de alimento gorduroso, excesso de fibras e laticínios para diminuir os riscos de gerar qualquer tipo de desconforto gastrointestinal.

• Em relação a hidratação, quais são as condutas ideais na hora de se prepara para um prova?

Mais de 60% do nosso corpo é composto por água! Por isso, devemos estar sempre atentos à hidratação e muitos acabam negligenciando sua importância. A dica para sempre se manter com a hidratação em dia é ter uma garrafa de água sempre por perto para ter mais praticidade e para ser possível mensurar a quantidade de água que está sendo ingerida. Antes da prova, é possível usar a estratégia de, além de beber mais água, utilizar isotônicos. A quantidade é sempre individual, mas depende também do fator climático do local.

• Como amenizar o impacto de diferentes temperaturas nos locais das provas?

É sempre importante considerar a temperatura e o clima do local antes de definir as estratégias a serem utilizadas. Durante o exercício físico, eliminamos água e eletrólitos, por isso é necessário entender a perda hídrica do atleta durante o treino, que não deve ser mais do que 4% do seu peso total para não prejudicar a recuperação muscular, para entender quais devem ser as estratégias de reposição.

• Saiba mais sobre hidratação no frio!

• Poderia dar algumas dicas de como não sentir desconforto gastrointestinal com o uso da suplemenração intra treino?

Essa relação entre desconforto gastrointestinal e a suplementação intra-treino é comum. Dependendo da intensidade e duração do treino, não há problema em não fazer a ingestão de carboidratos durante a prática, mas quando visamos performance e alto rendimento, o carboidrato é o principal macronutriente e não podemos negligenciar seu consumo. O intestino é treinável e pode se adaptar a diversas quantidades de carboidrato que devem ser consumidos durante o treino, apenas é necessário treinar e aumentar as quantidades gradualmente.

• Quais são os suplementos que você considera essencial para uma prova de endurance?

O principal são os carboidratos para serem consumidos durante a prova, podendo ser em diversos formatos como em pó, gel, goma ou em natura; o que o atleta se adaptar melhor. Outro suplemento interessante é a cafeína, que serve para inibir o cansaço mental e dar aquele famoso “up”. Quando utilizada da forma correta, pode melhorar ainda mais a performance esportiva podendo te separar de um pódio para outras posições. Também é comum perguntarem “o que eu devo tomar de diferente no dia da prova?” – a resposta para essa questão é: nada de diferente do que você já vem fazendo durante os seus treinos! Por isso é importante ter um acompanhamento nutricional para fazer um plano e poder apenas se divertir no dia da prova!

• Quais condutas devemos ter no momento pós prova?

É comum os atletas quererem abusar de tudo que se privou durante os treinos, mas é  importante fazer uma suplementação logo após a prova para recuperar o gligoênio que foi depletado o mais rápido possível para ter uma boa recuperação muscular. Dessa forma, logo após a prova é interessante fazer uma suplementação de carboidratos e se atentar à hidratação também. Em seguida, fazer uma refeição completa e saudável é essencial para uma boa recuperação.

• Saiba como montar um prato plant based ideal!

• Poderia dar dicas para quem está iniciando a prática de esportes de endurance e quer começar a participar nas provas?

Primeiramente buscar uma equipe multidisciplinar, ou seja, educador físico para montar uma planilha de treino adequada e evitar lesões, um nutricionista esportivo para te acompanhar no seu ciclo de prova e um médico do esporte, responsável pelo gerenciamento da sua saúde. Todos esses profissionais vão te acompanhar da melhor forma possível para você conseguir terminar a prova e evitar lesões.

Finalizamos a entrevista perguntando sobre as experiências e estratégias do Victor Hugo nas suas próprias preparações para as provas:

O Victor Hugo conta que teve uma experiência sensacional ao fazer duas meias maratonas em seis dias. Confessou que foi sofrido, mas admitiu que ter uma equipe multidisciplinar fez toda a diferença. Diz que ainda está um pouco dolorido, mas relata ter tido uma sensação inexplicável. 

Na sua preparação, adaptou sua composição corporal porque estava com o peso um pouco acima do ideal para a situação e com bastante massa muscular. Em relação a nutrição, teve o desafio de conseguir aumentar o consumo de carboidratos principalmente antes e durante os treinos. Mencionou que conseguiu o seu melhor tempo durante a prova, mas que a energia do local também ajudou bastante! 

Quer ver o vídeo da entrevista? Acesse o nosso canal no YouTube! 

LINK

Para ficar sempre por dentro, siga a Dobro e o Nutricionista Victor Hugo no Instagram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s