Nutrição Plant Based com a Nutricionista Samara Dias no Gluten Free Brasil

A Dobro estava no evento Gluten Free e encontramos com a Nutricionista esportiva Samara Dias. Aproveitamos o encontro com ela para trocar uma ideia sobre nutrição, dietas veganas, suplementação no esporte e muito mais! 

A Dobro se preocupa bastante em fornecer produtos com ingredientes naturais, então aproveitamos para perguntar para a Samara quais são as estratégias que ela passa para os pacientes na hora de escolher os alimentos que serão consumidos. Ela explicou que sempre tenta orientar as pessoas a terem autonomia na hora de escolher um produto que já vem embalado. Devemos pensar principalmente se há presença de aditivos químicos como conservantes e corantes artificiais, buscando uma lista de ingredientes mais “clean”, simples e com ingredientes que a gente reconheça.

•  Conheça mais nossos ingredientes!

Esse ano de 2022 a Dobro focou bastante no desenvolvimento de produtos mais voltado para a performance esportiva. A Samara mencionou que costuma indicar o suplemento de proteína já que ele não é destinado apenas para pessoas que fazem exercício físico de alta intensidade. Pessoas que não estão praticando atividades físicas também podem ter uma necessidade grande de proteína que muitas vezes não é suprida apenas pela alimentação. Nesses casos, um suplemento proteico pode ser super bem vindo! É importante enfatizar que a quantidade e a frequência são valores individuais. 

Entenda um pouco mais sobre proteínas vegetais!

Sabemos que cada vez mais as pessoas estão virando adeptas a dietas sem ingredientes de origem animal e mesmo assim, é completamente viável ter um bom desempenho esportivo. 

Na realidade, uma dieta variada a base de plantas pode ser significativamente melhor no quesito anti-inflamatório. – Samara Dias

A Samara também falou um pouco sobre a vitamina B12, um dos micronutrientes de atenção das deitas plant based. 

A B12 é essencial para o desempenho cognitivo, força muscular, circulação e a deficiência da B12 pode gerar impactos significativos e irreversíveis na neurodegeneração. Por isso, é muito importante adequar os níveis de B12 no sangue. – Samara Dias

Mencionamos que essa deficiência não é exclusividade de indivíduos veganos e a Samara confirmou: “cerca de 40% da população é deficiente de B12 sendo que apenas 14% é vegetariana. Então temos de 25 a 30% de pessoas que consomem carne e que tem deficiência de B12.”

Também falamos sobre hidratação e pedimos algumas dicas de como usar repositores eletrolíticos como o HIDRA ISO. A Samara nos explicou que a estratégia de hidratação é definida de acordo com a dinâmica do tipo de treinamento, o clima no local do treino ou da prova e da duração do exercício. É interessante repor durante a prova, em torno de 2 a 2 horas e meia e principalmente após finalizar a prova já que frequentemente é relatado muita fadiga e até mesmo situações mais graves causados pelo desequilíbrio eletrolítico grave. Por isso, além de ter um condicionamento adequado para a prova que será realizada, os repositores de eletrólitos são importantes tanto para gerar um bom desempenho, como para a recuperação.

Entenda mais sobre hidratação!

Para finalizar o bate papo, pedimos dicas gerais para quem quer começar a ter uma alimentação mais saudável. A Samara listou algumas:

  • Fazer atividade física
  • Cuidar do sono adequadamente
  • Comer vegetais variados e alimentos in natura e minimanete processados
  • Cuidar da saúde mental

Para ver o vídeo completo, acesse nosso canal no YouTube!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s