Dessa vez, em Dobro em Movimento – um espaço em que convidamos alguns parceiros para uma conversa descontraída enquanto damos uma carona até o seu destino final em um carro 100% elétrico sem emissão de CO2 compartilhado via app da Beep Beep Mobilidade, demos carona para a Raquel Castanharo. Ela é mãe, fisioterapeuta, mestre em biomecânica e corredora. Ou seja, tem muita história pra contar!

Fisioterapeutas também se machucam
Raquel fez sua primeira meia maratona, mas parou com os planos de participar de algumas provas porque se machucou. Mesmo assim, já está recuperada e com corridas em mente! “É só um episódio” – esse é o jeito que Raquel enxerga as lesões, assim a situação fica mais leve.
Interesse na fisioterapia
Começou a se interessar pelo controle motor durante a faculdade e recebiu o conselho de trabalhar com atletas, já que estes chegam nos seus limites. Iniciou um estágio voluntário em um ambulatório de corrida e também fez iniciação científica na área da biomecânica da corrida. Para acalmar quem está lesionado, durante todos esses anos trabalhando na área, Raquel nunca viu alguém que teve uma lesão e nunca mais pode correr na vida!
Prevenção de lesões
Alongamento sempre foi um assunto polêmico, mas Raquel esclarece que não é obrigatório nos alongar antes de correr para previnir lesões. Mas como prevenir lesões? Nós mesmos que temos que entender os nossos próprios corpos e saber os nossos próprios limites. Os profissionais da saúde estão aqui para nos ajudar, mas temos que ter o auto manejo da dor.
Perder um treino ou dois não vai te fazer perder a prova, mas correr com dor um treino ou dois pode sim fazer você perder a prova.
Muitas pessoas se machucam porque possuem rotinas de treinamento iguais a de atletas, mas não possuem de fato o dia a dia de um profissional do esporte. As vezes ficamos muito imersos na vida da corrida, mas precisamos ter equilíbrio.
O corpo é um só.
Raquel explicou muito sobre a biomecânica, estudo sobre como funciona os movimentos do nosso corpo e deu pra gente o seguinte conselho:
Ouça ao seu corpo e não corra a qualquer custo.
Assista ao vídeo completo!