Vitamina C: funções e benefícios

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina solúvel em água que está naturalmente presente em alguns alimentos, adicionada a outros e disponível como suplemento alimentar. Os seres humanos, ao contrário da maioria dos animais, são incapazes de sintetizar a vitamina C endogenamente, por isso é um componente dietético essencial. (LI et al., 2007).

Esse micronutriente é necessário para a biossíntese de colágeno, L-carnitina e certos neurotransmissores. A vitamina C também está envolvida no metabolismo de proteínas, além de ser um importante antioxidante fisiológico e ter potencial de regenerar outros antioxidantes dentro do corpo, incluindo alfa-tocoferol (vitamina E). (JACOB et al., 2002).

Além de suas funções biossintéticas e antioxidantes, a vitamina C desempenha um papel importante na função imunológica e melhora a absorção de ferro não-heme, a forma de ferro presente em alimentos de origem vegetal. (JACOB et al., 2002).

A deficiência de vitamina C pode ser causada pela sua ingestão insuficiente na dieta, sendo que os principais sintomas da carência desse micronutriente incluem o cansaço, fraqueza e maior irritabilidade. Já a deficiência aguda de vitamina C leva a uma doença chamada de escorbuto, tendo como sintomas iniciais a fadiga, mal-estar e inflamação das gengivas. (JACOB et al., 2002).

Necessidades dietéticas de vitamina C

De acordo com as Dietary Reference Intakes (DRIs) desenvolvidas pelo Food and Nutrition Board (FNB), a dose diária de vitamina C recomendada pode variar de acordo com a idade e sexo biológico. Assim, para ilustrar, a recomendação diária para um homem adulto é de 90mg de vitamina C.

Fontes de vitamina C

De acordo com o Institute of Medicine (IOM) das National Academies, frutas cítricas, tomates e suco de tomate e batatas são os principais contribuintes de vitamina C para a dieta americana. O teor de vitamina C dos alimentos pode ser reduzido pelo armazenamento prolongado e pelo cozimento porque o ácido ascórbico é solúvel em água e é destruído pelo calor. Cozinhar no vapor ou no micro-ondas pode diminuir as perdas no cozimento. Felizmente, muitas das melhores fontes alimentares de vitamina C, como frutas e vegetais, geralmente são consumidas cruas. Consumir cinco porções variadas de frutas e vegetais por dia pode fornecer mais de 200 mg de vitamina C.

Os suplementos normalmente contêm vitamina C na forma de ácido ascórbico, que tem biodisponibilidade equivalente à do ácido ascórbico que ocorre naturalmente em alimentos, como suco de laranja e brócolis. (GREGÓRIO, 1993).

Pensando na importância que a vitamina C tem para a sua saúde, a Dobro desenvolveu o Hidra ISO, um repositor eletrolítico em tabletes efervescentes que conta com 90mg de vitamina C em sua composição, além de sódio, magnésio e potássio. Além de ser refrescante e prático de carregar, ele vem nos sabores laranja e limão e é plant-based!

Referências

Li Y, Schellhorn HE. Novos desenvolvimentos e novas perspectivas terapêuticas para a vitamina C. J Nutr 2007;137:2171-84.

Jacob RA, Sotoudeh G. Função e status da vitamina C em doenças crônicas. Nutr Clin Care 2002;5:66-74.

Instituto de Medicina. Conselho de Alimentação e Nutrição. Ingestão dietética de referência para vitamina C, vitamina E, selênio e carotenóides. Washington, DC: National Academy Press, 2000.

Gregório JF 3º. Biodisponibilidade do ácido ascórbico em alimentos e suplementos. Nutr Rev 1993;51:301-3.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s