A respiração é uma ação que ocorre sem que a gente pare para reparar em seu movimento ou em sua qualidade, praticamente ela é levada no automático no dia a dia. Porém, existem diversos fatores tanto físicos como emocionais que podem alterar o funcionamento natural da respiração, afetando a qualidade de vida. Sendo assim, os exercícios para a respiração são uma ótima prática para diminuir ou evitar esses momentos angustiantes proporcionados por essa modificação de padrão na ação de respirar. Entenda quais são os seus benefícios:
- Controla a ansiedade
Um dos principais sintomas que a ansiedade promove é a sensação de aperto no peito e falta de ar, logo, quando realizamos os exercícios de respiração tanto em nossa rotina quanto nos momentos de crise, diminuímos a produção de adrenalina e o aumento dos batimentos cardíacos fornecido pelo estado de alerta do nosso sistema nervoso autônomo simpático e começamos a estimular o relaxamento através do sistema parassimpático, incentivando o estado de equilíbrio do nosso corpo.
Obs: O nosso sistema nervoso é dividido em dois lados, o simpático, responsável pelo nosso estado de alerta, e o parassimpático, que fornece a sensação de calma.
- Melhora a qualidade do sono
A insônia surge em detrimento à falta de relaxamento do nosso cérebro, ou seja, quando mesmo na hora de se deitar, as atividades cerebrais continuam aceleradas impedindo que o sono apareça. Com os exercícios de respiração antes de dormir, ocorre a ativação do lado parassimpático do nosso sistema nervoso, fazendo com que a nossa cabeça entenda que chegou o momento de relaxar, desta forma, o organismo é estimulado a produzir substâncias que trazem a sensação de calma e bem-estar, permitindo noites melhores de sono.
- Alivia o estresse
Uma das dicas mais famosas para iniciar a meditação é focar na respiração, e não é à toa. Uma pesquisa realizada por Anselm Doll na Universidade Técnica de Munique, sinalizou que quando focamos a nossa atenção em algo, ativamos o nosso córtex pré-frontal aliviando o estresse e os pensamentos negativos. É por isso e outros fatores, que a prática da meditação é recomendada para diminuir as tensões, a ansiedade e principalmente o estresse no dia a dia.
- Diminuição de tensões do corpo
Os exercícios de respiração podem se tornar uma ótima ferramenta para diminuir dores e tensões em nosso corpo, isso porque, quando respiramos profundamente e soltamos o ar devagar, estimulamos a produção de endorfina, diminuindo a dor e aumentando a sensação de bem-estar. Além disso, também devemos ficar atentos à própria tensão psicológica, já que ela pode ser um gatilho para gerar um tônus muscular geral em nosso corpo.
- Estímulo da sensação de bem-estar
Como já dito anteriormente, quando realizamos exercícios de respiração, diminuímos a frequência cardíaca e ainda diminuímos a pressão arterial, e ao mesmo tempo, estimulamos o sistema nervoso parassimpático que ajuda a relaxar os músculos. Esse conjunto de ações, promove tranquilidade e calma, fornecendo a sensação de bem-estar. Quando a pessoa se encontra calma, ela consegue pensar melhor e tomar decisões mais conscientes.
Devemos lembrar que os exercícios de respiração também são recomendados para cuidados com a saúde. Em uma época de pandemia em que o vírus afeta principalmente os pulmões, é preciso que tomemos todos os cuidados e prevenções possíveis, porém, há exercícios de respiração propriamente para cada caso, e esses podem ser recomendados apenas por profissionais da saúde, então não deixe de consultá-los caso queira iniciar a sua prática para fins medicinais.
FONTE: Viva Bem Uol; Vogue.Globo; Edisciplinas;
Sou Massoterapeuta e me interessa esse assunto,amei as informações Já compartilhei para várias pessoas irei fazer vídeos de pequenos trechos informativos para o meu público sobre respiração com essas informações aqui no seu site obrigada por compartilhar.
CurtirCurtir