O veganismo é um movimento que vêm ganhando visibilidade por quebrar os padrões tradicionais da dieta. É um estilo de vida em que os adeptos não consomem produtos de origem animal em nenhum âmbito de sua vida.
A Elo Veg é criadora de conteúdo digital com foco em desmistificar crenças sobre o veganismo e mostrar esse estilo de vida na prática. O veganismo impactou muito a história de Eloise, sendo uma das forças que a ajudou a lutar contra a anorexia e trouxe diversas outras mudanças. Por isso, ela veio nos contar um pouco de como o veganismo entrou em sua vida e quais transformações ele promoveu.
Como você se tornou vegana e como foi sua transição?
“Eu sempre quis ser vegana, mas por conta de todo esse processo que eu passei pela anorexia foi bem difícil de convencer os meus pais. Mas eu comecei com a segunda sem carne, depois eu fui aumentando e cheguei ao ponto que não conseguia comer nem ovos nem leite, tava me fazendo mal, eu me sentia culpada em ter essa crueldade ali no meu prato.
E eu sentei e conversei com os meus pais e expliquei essa situação, que eu não estava conseguindo mais seguir esse estilo de vida e que eu queria muito virar vegana. E como eu tinha acompanhamento com nutricionista por conta da recuperação, eu pedi a ajuda dela para convencer os meus pais e logo eu me tornei vegana. Eu já não consumia muitos produtos de cosméticos e tudo mais, a questão mesmo era a alimentação que eu tinha essa dificuldade, mas essa fase de transição durou mais ou menos uns 3 meses, que eu comecei com a segunda sem carne, depois logo virei ovolacto e já quis de uma vez virar vegana”
Quais foram as mudanças que você sentiu?
“Eu senti muitos benefícios, principalmente na minha saúde. A minha pele melhorou demais, o meu cabelo começou a crescer muito mais forte e as minhas unhas também. O meu intestino e a minha digestão melhoraram muito e principalmente, a minha disposição. Eu acordava todos os dias mais disposta, com mais energia e alegre sabe? Porque antes, por conta da anorexia eu era uma pessoa deprimida, e depois que eu encontrei esse estilo de vida melhorou demais a minha saúde mental”
Como é a sua rotina de alimentação no dia a dia?
“A minha alimentação do dia a dia é sem mistério. Eu sempre como o basicão mesmo: arroz, feijão, bastante legumes, frutas e verduras. E como eu pratico esportes, vôlei e academia, eu consumo proteína vegetal em pó também, então me ajuda demais na rotina que eu tenho. E eu sempre busco fazer receitinhas e testar novas combinações, mas eu não fujo do básico que sempre salva”
Tem alguma dica para quem está na transição ou pensando nisso?
“A dica que eu dou para quem tá na transição é estudar muito e entender o que realmente é o veganismo, o propósito que tem por trás, porque tem muita falação que a gente vê por aí, que muitas vezes acaba só afastando a gente do movimento, achando que a gente nunca vai conseguir ser vegano e acaba fazendo a gente se comparar com outras pessoas. Foca no seu processo, tenha o propósito bem claro na sua mente, que você vai conseguir ajudar nessa causa incrível”
Se você se interessou pelo relato e quer saber mais sobre o processo e estilo de vida da Elo, acesse @elo.veg para acompanhar ela nas redes sociais.
Relatos como esse nos mostram que o veganismo é uma possibilidade viável na vida daqueles que se sensibilizam pela causa e desejam segui-lo. Portanto, é importante que haja planejamento e estudo acerca das modificações de vida e padrão alimentar, visando manter uma transição saudável. Por isso, o acompanhamento de um nutricionista nesse processo é muito recomendado para dar as orientações individualizadas de acordo com as necessidades de cada um.