Dia Mundial do Café

Um dos ingredientes fundadores da Dobro, o nosso queridinho, é também a segunda bebida mais consumida do mundo. No Brasil, temos a maior produção e exportação de café do mundo. Tudo isso, faz com que o nosso país tenha um incrível número de 9 em cada 10 habitantes (acima de 15 anos) consumindo o produto. Mas afinal, o que atrai tanto no café?

A história do café não é tão clara, muitos contam a lenda de que um dia um pastor de ovelhas percebeu suas ovelhas eufóricas, e após experimentar a semente que elas estavam comendo percebeu que se tratava de algo diferente. Outros historiadores acreditam que desde a antiguidade tribos africanas já moiam o grão para dar força aos guerreiros em épocas de combate. O que se tem certeza é que a partir do século XVI a Pérsia já negociava o grão torrado que foi se espalhando pelo mundo, chegando a ser reconhecido como bebida abençoada pelo Papa Clemente VIII. Logo o grão chegou ao Brasil, onde se adaptou de forma inacreditável, transformando a história do Brasil colônia. Hoje, passados séculos, descobrimos ainda mais benefícios que chamam a atenção, entre eles alguns mais funcionais como os a seguir::

  • Te desperta. Devido a presença da cafeína, uma série de reações acontecem no corpo que deixam qualquer pessoa com frequência cardíaca mais alta.
  • Performance. Diversos estudos já comprovaram que a cafeína em doses significativas é capaz de reduzir a percepção de fadiga muscular, além de criar um estado de reação mais efetiva.
  • Antiinflamatório. O grão, após torrado, possui uma grande quantidade de compostos fenólicos (antiinflamatórios) que podem atuar contra a inflamação comum do corpo, ou induzida por atividades físicas intensas.
  • Atua na prevenção de doenças e diminuição de sintomas – Pode prevenir diabetes, problemas cardíacos, Alzheimer, depressão, reduz riscos de AVC e esclerose múltipla, além de amenizar sintomas de Parkinson.

Não podemos esquecer que por se tratar de algo tão constituído em nossa história e rotina, o café recebeu novos significados mais simbólicos como o simples cheiro de café durante as manhãs já é capaz de disparar gatilhos emocionais e nostálgicos. É importante ressaltar que todas as especificidades de grãos como: plantação, colheita, torração e processamento, são determinantes para qualificar o café, além de serem primordiais para adicionar sabores (ou notas) ou aumentar a intensidade de algum dos efeitos. 

Na Dobro asseguramos nossos valores de qualidade, sustentabilidade e apoio a causas sociais junto a Coopfam, cooperativa que desde 1980 transforma ideias, mentalidades, pessoas, vidas, comunidades buscando melhorar as relações de produção e consumo, garantindo sustentabilidade, qualidade de vida e rendimentos justos para todos.

Para comemorar o tão querido grão, surgiram datas comemorativas, os conhecidos dias do café.No Brasil são comemorados 3 datas diferentes:

  • 14/04 Dia mundial do Café – Criado pelos próprios produtores de café.
  • 24/05 Dia Nacional do Café – Criado pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) para comemorar o começo da colheita no Brasil.
  • 01/10 Dia Internacional do Café – Criado pela OIC ( Organização Internacional do Café)

Nesses dias, separe alguns minutos para aproveitar seu querido cafezinho, perceba e aproveite os efeitos incríveis dessa maravilha natural.

Curiosidades sobre o Café

1. A borra do café funciona como um excelente adubo

2. A borra do café também é ótima para tirar o mau cheiro da geladeira

Fontes: Scielo; UOL; Grão Gourmet;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s